sexta-feira, 4 de abril de 2014

DIA 4 DE ABRIL - NACIONAL DO PARKINSONIANO

DIA NACIONAL DO PARKINSONIANO

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg87mlO5_nBI_jFH2o-7KS6J944g_vCxPqeFRyu5bDwQWxQW8061_XkFyU_asWealdmVwDHaOv9aQOuFNgzNGCZ5pZNBSDrifC9msBVST_HH0rp7x2yyD11Omf91mBRXEHWFf4EbDfH5Xk/s1600/DIA+NACIONAL+DO+PARKINSONIANO.png 

A Doença de Parkinson é uma doença neurológica, que afeta os movimentos da pessoa. Causa tremores, lentidão de movimentos, rigidez muscular, desequilíbrio além de alterações na fala e na escrita.

A causa da doença é a degeneração das células situadas numa região do cérebro chamada substância negra. Essas células produzem uma substância chamada dopamina, que conduz as correntes nervosas (neurotransmissores) ao corpo. A falta ou diminuição da dopamina afeta os movimentos do paciente, provocando os sintomas acima indicados.

Como saber se temos a doença?
O diagnóstico da doença faz-se baseada na história clínica do doente e no exame neurológico. Não há nenhum teste específico para fazer o diagnóstico da doença de Parkinson, nem para a sua prevenção.

Alguns sintomas:
O tremor típico afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés. Pode ocorrer num lado ou nos dois, e pode ser mais intenso num lado que no outro. O tremor ocorre quando nenhum movimento está sendo executado, e por isso é chamado de tremor de repouso. Por razões que ainda são desconhecidas, o tremor pode variar durante o dia.

A lentidão de movimentos é, talvez, o maior problema para o parkinsoniano, embora esse sintoma não seja notado por outras pessoas. Uma das primeiras coisas que os membros da família notam é que o doente demora mais tempo para fazer as coisas que antes fazia com mais desenvoltura. Banhar-se, vestir-se, cozinhar, preencher cheques.

A diferença é que o parkinsoniano perde uma certa automação dos movimentos, comparado com as pessoas normais.
Para saber mais, visite o site: http://www.parkinson.org.br/firefox/index.html
   

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2570-1631

CMS - HEITOR BELTRÃO - 2012 - CAP 2.2. Tecnologia do Blogger.