quinta-feira, 18 de setembro de 2014

HISTORIA CONTADA POR UM ACS

SENSIBILIDADE E CONFIANÇA


Esta é a história de dona Yara Nery Pinho de 86 anos. Mora na área coberta  pela  Estratégia Saúde da Família do CMS Heitor Beltrão, e tem como agente comunitário de saúde (ACS) o Rafael Santos. O primeiro contato com D. Yara foi na campanha de vacinação da influenza. Seus filhos Lenise e Cláudio sinalizaram a necessidade de imunização na residência.   








 Havia questões de saúde que a impossibilitavam de se locomover à unidade além de uma resistência a esse procedimento.









 Foi quando o ACS levou caso para uma discussão em sua equipe de saúde que pactuaram uma visita domiciliar para imunizá-la. A partir de uma escuta mais qualificada e um olhar integral em saúde, foi observado que a mesma precisava de mais alguns cuidados médicos, porém D. Yara continuava negando receber em sua casa qualquer pessoa da unidade. 










De comum acordo com a família e no intuito de criar o vínculo com a família e se aproximar ainda mais da idosa, o ACS Rafael fez o cadastro na equipe e após algumas investidas D. Yara aceitou receber a visita do médico de sua equipe, quando numa conversa, a mesma relatou que estava receosa, pois há mais de 10 anos não era consultada por um médico.










 Uma relação de confiança foi construída com a equipe São Francisco, com o Dr. David, sempre mediado pelo ACS, e os cuidados de saúde tão necessários, aos poucos foram sendo executados graças ao investimento da equipe.

  







Hoje em dia o vínculo foi estabelecido e D. Yara tem sido acompanhada por sua equipe de saúde e se sente mais segura e confiante por entender sobre seus cuidados. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2570-1631

CMS - HEITOR BELTRÃO - 2012 - CAP 2.2. Tecnologia do Blogger.