terça-feira, 28 de julho de 2015

Secretaria de Saúde realiza eventos para marcar o Dia da Luta Contra as Hepatites

  27/07/2015 10:29:00

Para marcar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado na próxima terça-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contará com uma programação especial, entre elas algumas oficinas e atividades ao ar livre na Praça da Bandeira e nas unidades da rede de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) do município do Rio.
As ações programadas para a Praça da Bandeira serão realizadas em ritmo de samba, com a apresentação do grupo do CAPSad Mané Garrincha, em Vila Isabel, além de contar com palestras e distribuição de materiais informativos sobre Hepatites Virais, oficinas com o RAP da Saúde e atividades do Programa Academia Carioca.
Outras atividades estão marcadas para serem realizadas nas unidades da rede de Atenção Primária, todas elas voltadas para a prevenção e orientação sobre Hepatites Virais, como vacinação contra hepatite B, testes rápidos para hepatite C e distribuição de folhetos informativos.
A hepatite é a inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Entre os sintomas estão o cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Porém, a doença nem sempre apresenta sintomas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C.
As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a doença.
 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua Desembargador Isidro, 144 - Tijuca

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 2570-1631

CMS - HEITOR BELTRÃO - 2012 - CAP 2.2. Tecnologia do Blogger.