Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015
Saúde realiza atividades pela Semana Mundial de Aleitamento Materno
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza atividades nas diversas regiões da cidade para marcar a Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 1 a 7 de agosto, em 120 países. As unidades básicas de saúde programaram atividades como mamaços para reunir mães e bebês na promoção do aleitamento, orientações sobre amamentação nas salas de espera, além de debates sobre a importância da participação do pai no incentivo à amamentação.
O município do Rio apoia e promove a amamentação, contando com cinco bancos de leite humano, nove postos de recebimento de leite humano, além de 28 Unidades Básicas Amigas da Amamentação (IUBAAM). A IUBAAM é uma iniciativa do Ministério da Saúde que concede o título às unidades básicas de saúde que desenvolvem os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação, ações desenvolvidas para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.
O leite materno é o melhor e mais completo alimento para o recém-nascido e essencial para a recuperação de bebês prematuros e de baixo peso internados nas unidades neonatais, além de contribuir para a redução da mortalidade infantil. Portanto, cabe ao banco de leite ter estoques suficientes de leite humano pasteurizado para atender às necessidades desses bebês quando suas mães estão impossibilitadas de amamentá-los diretamente ao seio ou não produzem leite em quantidade suficiente.
Toda mulher saudável que esteja amamentando o seu bebê pode doar o excedente da sua produção láctea. A doação é espontânea e pode ser feita sempre que a mulher desejar e houver leite excedente em suas mamas. Ao se cadastrar como doadora em um banco de leite humano (BLH), a mulher passa por uma avaliação clínica, e há a necessidade de se respeitar alguns requisitos como: deve estar amamentando seu filho, deverá apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite (hemograma completo, VDRL, anti-HIV, e demais sorologias usualmente realizadas na rotina de pré-natal), não pode fumar mais que 10 cigarros por dia, não pode usar medicamentos incompatíveis com a amamentação, não pode usar álcool ou drogas ilícitas.
Para doar o leite materno, a mulher pode se dirigir ao BLH ou posto de recebimento de leite humano mais próximo de sua residência. Confira a relação completa abaixo. O frasco com o leite ordenhado deverá ser colocado no freezer para congelar e ser entregue a um BLH em no máximo 13 a 15 dias. Ao chegar ao BLH todo o leite é selecionado, passa por análises físico-químicas, pasteurização e controle microbiológico para ser distribuído aos recém-nascidos com qualidade certificada.
No Brasil, a Semana Mundial de Aleitamento Materno é celebrada pelo Ministério da Saúde desde 1999. A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA), que define, a cada ano, o tema a ser trabalhado.
Para participar da Semana Mundial de Aleitamento Materno e ter mais informações sobre o assunto, procure a unidade de saúde mais próxima de casa, acessando o "
Onde ser atendido", ou ligando para a central de atendimento da prefeitura, 1746.
Bancos de Leite Humano:
Hospital Maternidade Fernando Magalhães: Rua General José Cristino, 87, São Cristóvão
Hospital Maternidade Carmela Dutra: Rua Aquidabã, 1037, Lins de Vasconcelos
Hospital Maternidade Herculano Pinheiro: Rua Andrade Figueira, s/nº, Madureira
Unidade Materno-Infantil Leila Diniz: Avenida Ayrton Senna, 2000, Barra da Tijuca
Hospital Maternidade Alexander Fleming: Rua Jorge Schimidt, 331, Marechal Hermes
Postos de recebimento de leite humano:
1) Clínica da Família Santa Marta
Rua São Clemente, 312 - Botafogo
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 20h) e sábado (8h às 12h)
2) Clínica da Família Aloysio Augusto Novis
Av. Braz de Pina, nº 651 - Penha.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 20h) e sábado (8h às 12h)
3) Clínica da Família Augusto Boal
Av. Guilherme Maxwell, nº 25 - Maré.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (7h às 18h)
4) CMS Hélio Smith
Rua Tancredo Neves, s/n - Maré.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (7h às 15h)
5) CF Herbert de Souza
Av. Pastor Martin Luther King, 4776 – Tomás Coelho.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (7h às 18h)
6) CMS Sylvio Brauner
Rua Darwin Brandão, s/n° - Costa Barros
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 17h)
7) CMS Flávio Couto
Rua Lúcio José, s/n° - Parque Anchieta
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 17h)
8) CF Ana Maria da Conceição dos Santos Correa (IPASE)
Rua Quatro, s/n – Vila Kosmos
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 17h) e sábado (8h às 12h)
9) CF Antônio Gonçalves
Av. Brasil, s/n° - esquina com Estrada do Engenho - Realengo
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira (8h às 17h) e sábado (8h às 12h)