sexta-feira, 27 de março de 2015
Orgulho SUS 2015 - CMS Heitor Beltrão
Orgulho SUS 2015
Dia do Orgulho SUS mobiliza profissionais de saúde da SMS e usuários no Rio de Janeiro.
Centenas de pessoas unidas com um único objetivo: assumir compromissos para melhorar o sistema único de saúde no Rio de Janeiro. Esse foi o retrato do primeiro Dia do Orgulho SUS, comemorado no último sábado, dia 21 de março. A campanha é promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de forma totalmente voluntária: para participar, basta pensar em uma ação, tirar uma foto e postar com a hashtag #orgulhosus nas redes sociais. Profissionais de saúde e usuários do SUS são as verdadeiras estrelas dessa comemoração. São as pequenas ações de cada um que, juntas, farão a diferença na construção de um sistema melhor para todos.
Desde o primeiro dia de campanha, que começou na última segunda-feira, 16, já foram 3,8 mil menções da hastag #orgulhosus no Instagram. Facebook e Twitter registraram alcance de mais de 20 mil pessoas - sendo pelo menos duas mil menções à hashtag. No Google não foi diferente: até agora, em apenas sete dias, já são mais de 11 mil menções ao termo "Dia do Orgulho SUS", e 5,1 mil à hashtag "#orgulhosus".
No sábado, o Twittaço promovido pela Secretaria Municipal de Saúde garantiu o terceiro lugar nos trending topics do Twitter no Rio de Janeiro - isso significa que o Orgulho SUS foi o terceiro assunto mais discutido pelos cariocas nas redes sociais naquela data. Já a página da Secretaria Municipal de Saúde teve mais de 100 curtidas a mais em apenas um fim de semana - um índice que, normalmente, só é alcançado com publicações pagas.
Além disso, a campanha teve engajamento voluntário de importantes formadores de opinião pública, como fundador do Doutores da Alegria, Wellington Nogueira. A página do Doutores no Facebook compartilhou a foto do compromisso de Wellignton e garantiu cerca de 12 mil curtidas, quase 900 compartilhamentos e cerca de 150 comentários. O Dia Do Orgulho SUS também teve a participação do prefeito Eduardo Paes, do Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, e do Secretário Estadual de Saúde, Felipe Peixoto.
Além das ações nas redes sociais, as mais de 200 unidades de Atenção Primária, Urgência e Emergência da SMS marcaram a data promovendo diversas atividades de prevenção e promoção da saúde para os usuários. E a data inspirou até quem não era do Rio de Janeiro: a Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes também promoveu atividades. E o Dia do Orgulho SUS no Rio ganhou espaço no site da Fiocruz, do Humaniza SUS e até do Doutores da Alegria, além do G1.
Segunda edição terá uma semana
O próximo Dia do Orgulho SUS será comemorado em 2016, na semana de 14 a 21 de março. O Dia do Orgulho SUS foi uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde e a data foi escolhida por ter sido o dia do encerramento da 8ª Conferência Nacional de Saúde (21/03/1986), cujo relatório é o principal marco na construção do sistema de saúde brasileiro, o SUS.
O Dia de Orgulho SUS é um movimento que convoca as pessoas que trabalham e/ou são usuárias do Sistema Único de Saúde para melhorar o SUS e compartilhar o que têm feito para inspirar os outros. Este movimento faz parte de uma ação global em prol de sistemas públicos de saúde melhores. Muitos países aderiram ao movimento iniciado na Inglaterra e posteriormente na Irlanda, Escócia, Países Baixos, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Índia, Jordânia, Arábia Saudita, Nova Zelândia, Austrália e agora, Brasil.
A campanha não acabou. Juntas, cada uma de nossas pequenas ações vão fazer uma grande diferença na melhoria do cuidado e bem-estar das pessoas que usam o SUS. Então, qual é o seu compromisso? Marque com a hashatg #orgulhosus. Participe!
Campanha do HPV - CMS Heitor Beltrão
Campanha do HPV Fevereiro 2015
Capacitação de Profissionais para Campanha do HPV 19/02/2015
Secretaria de Saúde inicia nova campanha de vacinação contra o vírus HPV
A partir de 2 de março, meninas de 9 a 11 anos de idade poderão receber a primeira dose da vacina contra o HPV, usada na prevenção do câncer de colo do útero, nas unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). A meta da Secretaria Municipal de Saúde nesta nova Campanha de Vacinação contra o HPV é imunizar 80% da população alvo, o que corresponde a 106 mil meninas na faixa etária indicada.
Meninas de 12 a 13 anos de idade que não foram vacinadas em 2014 poderão receber a primeira ou segunda dose do imunizante, conforme caderneta ou comprovante de vacinação. Adolescentes e mulheres HIV positivas de 14 a 26 anos de idade também poderão ser vacinadas contra o HPV, mediante apresentação de declaração feita por seu médico.
A vacina aplicada será a quadrivalente, que previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero. O imunobiológico para prevenção da doença é seguro e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não tiveram nenhum contato com o vírus. É destinado exclusivamente à utilização preventiva, não tendo efeito demonstrado nas infecções pré-existentes.
O esquema vacinal adotado pelo Ministério da Saúde (MS) é o estendido, composto por três doses da mesma vacina quadrivalente, sendo a segunda seis meses depois da primeira e a terceira, de reforço, cinco anos após. Existem duas vacinas contra o HPV no mercado e as adolescentes que tenham começado o esquema com a bivalente devem terminá-lo com a mesma vacina, nos mesmos serviços onde iniciaram.
Conforme estratégia estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações, a primeira dose da vacina contra o HPV estará disponível nas unidades básicas de saúde e nas escolas públicas e privadas. A vacinação será realizada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde, de acordo com planejamento conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e as instituições de ensino.
Extraído do Site da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro